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Data:
2025-05-07 a 2025-05-28
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Horário
09h/09h30 às 13h | 2f e 4f
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Duração
25h
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Reconhecer os princípios e os fatores críticos na gestão de reclamações na venda não presencial.
Identificar a importância da gestão efetiva de reclamações.
Aplicar estratégias de gestão de reclamações no comércio a distância.
Aplicar procedimentos de deteção e reporte de situações de fraude.
- Ativos empregados preferencialmente que sejam colaboradores de empresas associadas da NERLEI bem como entidades de economia social (habilitações iguais ou superiores ao 9º ano) - Não são elegíveis desempregados, estudantes, reformados, estagiários (estágio curricular e profissional), trabalhadores independentes e por conta própria e funcionários da Administração Pública.
Princípios da gestão de reclamações em venda não presencial
- Funções do técnico de comunicação e serviço digital na gestão das reclamações
- Tipologia de comércio a distância e suas especificidades
- Tipos de objeções
- Reclamações mais frequentes no comércio a distância (por telefone, catálogo, loja online e outras plataformas multicanais)
- Situações de fraude mais frequentes no comércio a distância: mecanismos de deteção e reporte
- Fatores críticos da gestão de reclamações
Normas e regulamentos do comércio a distância
- Normas e regulamentos da venda não presencial (por telefone, através de plataformas multicanais e fora do estabelecimento comercial)
- Direitos e deveres dos e-consumidores
- Documentação comercial e respetiva tramitação
- Normas contabilísticas aplicáveis ao comércio a distância
- Normas e regulamentos sobre dados pessoais e proteção da privacidade
- Normas e requisitos de segurança dos meios de pagamento eletrónico
- Entidades nacionais e internacionais reguladoras do comércio a distância e suas competências
Comunicação não-verbal na gestão de reclamações
- Importância da comunicação assertiva como resposta às situações telefónicas de reclamação
- Gestão de reclamações como oportunidade de fidelização do cliente
- Linguagem não verbal na gestão de conflitos
- Regras de comunicação escrita em situação de reclamação
Controlo emocional na gestão de reclamações
- Identificação e caracterização das emoções
- Aspetos fisiológicos, cognitivos e comportamentais das emoções
- Estratégias de autodiagnóstico e de autocontrolo
Procedimentos da gestão de reclamações no comércio a distância
- Etapas da gestão da reclamação no comércio a distância
- Procedimentos de registo, encaminhamento e tratamento de reclamações
Sistema de informação do serviço
- Funcionalidades da plataforma de atendimento ao cliente e das operações de inbound (Voz, atendimento automático (IVR), email, Fax, via postal, webchat e Instant messaging (IM) e outbound (Voz, email, fax, webchat, Instant messaging (IM) e SMS
- Funcionalidades de consulta, extração e registo de dados
- Funcionalidades de segurança da informação
Comércio
Procedimentos para a inscrição: Proceder à inscrição diretamente na NERLEI, em www.nerleiwebinar.pt ou através do email formacao@nerlei.pt. Para a frequência desta formação, os candidatos deverão: - Ter idade igual ou superior a 18 anos. - Entregar no ato da inscrição: * certificado de habilitações português; * cópia do documento de identificação autorizada pelo formando; * declaração da entidade empregadora com horário de trabalho datada, assinada e carimbada pela empresa; * comprovativo bancário onde conste o NIB/IBAN e nome do formando da conta de que seja titular. - Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição certificado de habilitações com equivalência portuguesa, cópia do seu título/autorização de residência e NISS. A NERLEI reserva-se no direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos e sempre que não seja atingido o número mínimo de 15 participantes efetivos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação da NERLEI, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, com os seguintes critérios: - Ser colaborador/a de uma empresa associada da NERLEI; - Entregar toda a documentação no ato da inscrição da formação; - Ter preferencialmente habilitações inferiores ao 12º; - As inscrições serão selecionadas por ordem de inscrição; Benefícios: - Certificado de qualificações (desde que com aproveitamento e mínimo 90% assiduidade); - Seguro de acidentes pessoais apenas para formação em horário pós-laboral; - Subsídio de alimentação: 6 €/dia, nos dias em que o período de formação frequentada seja igual ou superior a três horas e decorra fora do horário de trabalho; - Formação 100% Financiada.